Notícias

26 Dez

Onde foi filmado ‘O Amor Acontece’: o filme de Natal com Hugh Grant

Passados vários anos desde a sua estreia em 2003, ainda são muitos a ver na televisão ‘Love Actually – O Amor Acontece, filme coral dirigido por Richard Curtis e sinónimo de magia natalícia e sentimentos. Os locais de filmagem de Love Actually são parte essencial do encanto do filme, entre recantos românticos e cantos pitorescos que servem de cenário às histórias de amor e amizade dos protagonistas. Descobre quais são as ruas e cidades inglesas que dão vida a este filme intemporal.

Onde se passa ‘Love Actually’, o filme de Natal?

‘Love Actually’ passa-se principalmente em Londres. Desde as elegantes moradias em Notting Hill às boutiques da Regent’s Street, passando por ricos salões privados às icónicas estações de comboio, como St. Pancras. A metrópole inglesa torna-se a própria protagonista, envolvida no encanto das luzes de Natal e na azáfama típica da época festiva.

Algumas cenas levam-te, no entanto, para fora das fronteiras britânicas, como a romântica fuga ao mar de Jamie e Aurélia, filmadas em Provença e perto de Marselha, ampliando o alcance universal dos sentimentos retratados no filme.

Love Actually

Hugh Grant e Keira Knightley

Getty images

Outras localizações de ‘Love Actually’ de Richard Curtis

O aeroporto de Heathrow é um dos locais emblemáticos, escolhido pela extraordinária carga emocional que transmite já na cena inicial. Outras paragens icónicas são: 

  • Selfridges, o famoso grande armazém onde Rowan Atkinson prepara o presente para Alan Rickman;
  • South Bank ao longo do Tamisa, a casa de Mark – protagonista da declaração “Para mim, tu és perfeita”;
  • Hanover Square, o restaurante Oxo Tower e os bairros de Notting Hill e Bayswater, cenários ideais para os passeios românticos das personagens;
  • Alargando a viagem, Jamie vai encontrar Aurélia na vila de Marselha, em França.

Love Actually

Aeroporto de Heathrow

Pixabay

Qual é a frase inicial de ‘Love Actually’?

“Todas as vezes que fico triste com o mundo, penso na zona de partidas do aeroporto de Heathrow.” Esta é a frase memorável que abre o filme, pronunciada pela voz narrativa de Hugh Grant.

O monólogo inicial introduz-te perfeitamente no tom do filme, sublinhando como nos lugares de passagem e encontro – como o aeroporto britânico – podes perceber todas as nuances do amor humano, entre abraços sinceros, despedidas emocionantes e regressos comoventes.

A história do filme com Hugh Grant

‘Love Actually’ entrelaça dez histórias diferentes que se desenrolam no período que antecede o Natal em Londres, mostrando-te o amor nas suas múltiplas formas: romântico, familiar, de amizade e até doloroso.

Há o Primeiro-Ministro (interpretado por Hugh Grant) inesperadamente envolvido com uma jovem colaboradora, um escritor que foge da cidade e encontra o amor em França, uma mulher a lidar com sentimentos não correspondidos pelo melhor amigo do irmão, e ainda traições, reconciliações, confissões agridoce e mal-entendidos que se resolvem na noite de Natal.

Cada história cruza-se, compondo um fresco coral onde o sentimento mais universal de todos é contado com ironia, delicadeza e emoção.

Love Actually

Notting Hill

Pixabay

Realização e elenco do filme

‘Love Actually – O Amor Acontece’ é uma comédia romântica britânica dirigida por Richard Curtis e produzida por Duncan Kenworthy, Tim Bevan e Eric Fellner. Escrito pelo próprio Richard Curtis, o filme não é adaptado de nenhum romance, sendo uma obra original que te mostra como o amor pode manifestar-se de formas inesperadas na vida quotidiana.

  • Realização e argumento: o filme é dirigido e escrito por Richard Curtis;
  • Elenco: entre os protagonistas destacam-se Hugh Grant, Colin Firth, Liam Neeson, Emma Thompson, Keira Knightley, Alan Rickman, Bill Nighy e Rowan Atkinson;
  • Estreia e distribuição: estreou nos cinemas do Reino Unido a 14 de novembro de 2003;
  • Duração do filme: 135 minutos;
  • Ano de produção: 2003;
  • Reconhecimentos: o filme foi nomeado para diversos prémios, incluindo 2 BAFTA e 1 Golden Globe, conquistando também o Empire Award de melhor filme britânico.

Onde ver ‘Love Actually 2’?

Se a magia do primeiro filme não for suficiente, ao longo dos anos surgiram algumas mini-reuniões e sequels não oficiais, incluindo o curta-metragem ‘Red Nose Day Actually’, criado para caridade em 2017 pelo próprio Richard Curtis, com o regresso de muitos rostos conhecidos do elenco original.

Este breve seguimento está disponível em exclusivo nas plataformas de streaming que exibem especiais da BBC e da Comic Relief. Quanto ao ‘Love Actually’ original, podes vê-lo em várias plataformas on demand, como a Prime Video.

Publicações Relacionadas