Alojamento Local: 40% das unidades sem seguro válido
Em Portugal, há mais de 126 mil unidades de Alojamento Local (AL) registadas. Mas cerca de 40% destes estabelecimentos de AL não comunicaram dados relativos à validade do seguro obrigatório, podendo mesmo perder o registo de atividade, revelou o Ministério da Economia.
Em concreto, existem 126.320 unidades de AL registadas em Portugal. E, destas, 76.433 comunicaram os dados relativos à validade do seguro obrigatório, revelou o Ministério da Economia citado pelo Público. Mas os outros 49.887 estabelecimentos de AL (cerca de 39,5% do total) não cumpriram a comunicação dos dados do seguro.
Os proprietários de estabelecimentos de AL que ainda não submeteram o comprovativo do seguro na plataforma Gov.pt no prazo indicado, serão notificados pela câmara municipal com o novo prazo para o fazer. Mas caso não o façam, o registo de AL será tacitamente cancelado.
Até 19 de novembro já tinham sido cancelados 63 registos de AL precisamente por falta de comunicação dos dados do seguro, referiu a mesma fonte do ministério ao jornal. Contabilizaram-se 48 cancelamentos de AL na Maia e seis em Lisboa.
Neste momento, estima-se que venham a ser cancelados 6.829 registos de estabelecimentos de AL na capital “por falta das submissões de comprovativo de seguro”, segundo avançou fonte da Câmara Municipal de Lisboa ao mesmo diário.