Notícias

11 Nov

Província canadiana propõe desconto na compra da primeira casa

O Governo da província de Ontário, onde se encontram cidades tão importantes como Toronto e Ottawa, apresentou um plano para facilitar o acesso à habitação própria. A proposta prevê descontos nos impostos sobre a propriedade de até 80.000 dólares canadianos (49.444 euros) para quem comprar a sua primeira casa na província. Esta medida é compatível com as deduções fiscais nacionais, que podem permitir poupanças de até 130.000 dólares canadianos (80.346 euros) na compra de imóveis com um valor máximo de um milhão de dólares canadianos.

A província de Ontário concentra mais de um terço da população do Canadá, com mais de 15 milhões de habitantes, e é onde se situam as duas maiores cidades do país: Toronto e Ottawa, a capital. Toronto é a cidade mais populosa do Canadá e faz fronteira com os EUA.

A proposta inclui ainda uma redução de 8% na parte provincial do Imposto Harmonizado sobre as Vendas (HST), aplicado também a nível federal no Canadá, e prevê uma diminuição de 5% nos impostos cobrados nas transações imobiliárias. O conselheiro de Finanças de Ontário, Peter Bethlenfalvy, descreveu a iniciativa como “uma forma de liderar pelo exemplo e poupar dinheiro às famílias numa das transações financeiras mais importantes da sua vida”.

A iniciativa já foi elogiada pelas principais associações do setor imobiliário e da construção em Ontário, que a consideram essencial para enfrentar um dos piores ciclos de descida de preços na história do mercado local.

“Com os preços das casas novas na área metropolitana de Toronto 20% abaixo do seu máximo histórico e com estas novas medidas, este é o momento ideal para comprar primeira casa e entrar no mercado”, afirmou Dave Wilkes, presidente e CEO da Associação da Indústria da Construção e Desenvolvimento de Terrenos (BILD).

Publicações Relacionadas