Novo crédito habitação atinge valor mais baixo dos últimos 12 meses
As instituições de crédito em Portugal concederam, em fevereiro, 1.673 milhões de euros em novos empréstimos habitação, registando o valor mais baixo dos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). O montante confirma uma tendência de abrandamento na concessão de novos financiamentos para compra de casa.
“Os novos contratos de empréstimos a particulares atingiram 2.515 milhões de euros, menos 83 milhões de euros do que em janeiro. Para esta redução contribuiu principalmente a diminuição dos empréstimos para habitação, que recuaram 120 milhões de euros, para 1.673 milhões de euros, o valor mais baixo dos últimos 12 meses”, lê-se no comunicado do supervisor.
Já as renegociações, após uma subida em janeiro até aos 565 milhões de euros, voltaram a descer no mês em análise, para 534 milhões de euros.

Juros de renegociações e novos créditos habitação baixam para 2,83%
A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, que inclui novos contratos e renegociações, atingiu em fevereiro 2,83%, contra 2,84% em janeiro.
Este valor tem oscilado entre um máximo de 2,88% em setembro de 2025 e 2,82% em novembro passado, depois de um período mais alto em 2023 – chegando aos 4,31%.
Por segmento, tanto a taxa de juro média dos novos contratos como a das renegociações recuaram em cadeia 0,01 pontos percentuais, para, respetivamente, 2,83% e 2,84%, que comparam com 3,09% e 3,48%
76% dos novos empréstimos habitação com taxa mista
Em fevereiro, 76% dos novos empréstimos à habitação foram contratados a taxa mista, isto é, com uma taxa de juro fixa num período inicial, seguida de taxa variável.
A taxa de juro média das novas operações a taxa mista diminuiu 0,02 pp, para 2,71%. Já a taxa de juro média das novas operações a taxa fixa aumentou 0,27 pp, para 3,72%. Nas operações a taxa variável, subiu 0,02 pp, para 2,85%.
A prestação média mensal do stock de empréstimos à habitação aumentou pelo sexto mês consecutivo: situou-se em 422 euros, mais 1 euro do que em janeiro.