Notícias

01 Abr

Novo crédito habitação atinge valor mais baixo dos últimos 12 meses

As instituições de crédito em Portugal concederam, em fevereiro, 1.673 milhões de euros em novos empréstimos habitação, registando o valor mais baixo dos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). O montante confirma uma tendência de abrandamento na concessão de novos financiamentos para compra de casa.

“Os novos contratos de empréstimos a particulares atingiram 2.515 milhões de euros, menos 83 milhões de euros do que em janeiro. Para esta redução contribuiu principalmente a diminuição dos empréstimos para habitação, que recuaram 120 milhões de euros, para 1.673 milhões de euros, o valor mais baixo dos últimos 12 meses”, lê-se no comunicado do supervisor.

Já as renegociações, após uma subida em janeiro até aos 565 milhões de euros, voltaram a descer no mês em análise, para 534 milhões de euros.

0

Juros de renegociações e novos créditos habitação baixam para 2,83% 

A taxa de juro média das novas operações de crédito habitação, que inclui novos contratos e renegociações, atingiu em fevereiro 2,83%, contra 2,84% em janeiro.

Este valor tem oscilado entre um máximo de 2,88% em setembro de 2025 e 2,82% em novembro passado, depois de um período mais alto em 2023 – chegando aos 4,31%.

Por segmento, tanto a taxa de juro média dos novos contratos como a das renegociações recuaram em cadeia 0,01 pontos percentuais, para, respetivamente, 2,83% e 2,84%, que comparam com 3,09% e 3,48%

76% dos novos empréstimos habitação com taxa mista

Em fevereiro, 76% dos novos empréstimos à habitação foram contratados a taxa mista, isto é, com uma taxa de juro fixa num período inicial, seguida de taxa variável.

A taxa de juro média das novas operações a taxa mista diminuiu 0,02 pp, para 2,71%. Já a taxa de juro média das novas operações a taxa fixa aumentou 0,27 pp, para 3,72%. Nas operações a taxa variável, subiu 0,02 pp, para 2,85%.

A prestação média mensal do stock de empréstimos à habitação aumentou pelo sexto mês consecutivo: situou-se em 422 euros, mais 1 euro do que em janeiro.

Publicações Relacionadas