Isolamento acústico do quarto: como ter noites descansadas?
O sono é dos nossos melhores amigos: devolve a energia, restaura o humor, melhora o raciocínio, reduz o stress e melhora a saúde a todos os níveis. Mas quando os sons da rua não se silenciam, os vizinhos insistem em fazer durar a música, as conversas em voz muito alta, bem como, a televisão com os decibéis no máximo, ou existe um animal ou uma criança por perto, a tranquilidade necessária para dormir torna-se num desafio.
Numa luta inglória viramos para um lado, viramos para o outro, tentamos abafar o barulho com a almofada, mas os ruídos exteriores continuam a beliscar o descanso.
Para que as noites não se tornem um tormento, descobre como podes isolar acusticamente o quarto, contribuindo para que consigas ter um sono reparador.
- Como minimizar a entrada de barulhos externos no quarto?
- Vedações de janelas e portas: calar o som ao tapar-lhe a entrada
- Janelas de vidros duplos: o escudo protetor
- Tapetes e cortinados: absorvem as frequências com frequência
- Painéis acústicos: conforto sonoro sem abrir mão da estética
- Painel de cortiça: eficaz, sustentável e versátil
- Portas de madeira maciça: quando o som é barrado
- Piso vinílico: reduzir o eco dentro da própria casa
Como minimizar a entrada de barulhos externos no quarto?
As ondas sonoras propagam-se por frestas entre-abertas, atravessam paredes e ecoam em espaços vazios. Por este motivo há-que adotar mecanismos que bloqueiem estas entradas de ruído externo.
A boa notícia é que melhorar o isolamento acústico de um quarto não implica necessariamente obras estruturais. Soluções simples e acessíveis podem ser suficientes para reduzir as vibrações sonoras indesejadas.
Freepik
Vedações de janelas e portas: calar o som ao tapar-lhe a entrada
É uma solução rápida e prática que resolve dois problemas de uma só vez e não exige grande conhecimento técnico. Ao vedares portas e janelas com fitas isolantes impedes as entradas de ar frio que vêm da rua, assim como, de ruído exterior. Poupas na fatura da luz e na paciência perdida.
Freepik
Janelas de vidros duplos: o escudo protetor
Requer remodelações, mas é um investimento que garantirá conforto acústico. Quando as ondas sonoras se prontificam para entrar janela adentro, começam por esbarrar com o primeiro vidro; de seguida perdem força na câmara de ar – o espaço que fica entre os dois vidros – e, por fim, confrontam-se ainda com um outro entrave: um segundo vidro reforçado. É a retaliação de quem se cansou de noites mal dormidas.
A par disso, as janelas de vidros duplos promovem ainda eficiência energética, já que reduzem consideravelmente as perdas de calor.
Freepik
Tapetes e cortinados: absorvem as frequências com frequência
É fundamental o isolamento acústico, mas também a absorção sonora. Materiais fibrosos têm a capacidade de absorver os ruídos e eliminar o eco. Quanto mais grossos forem os têxteis, tanto melhor já que dificultam a propagação das vibrações.
Há inclusive cortinados térmicos feitos com várias camadas e materiais isolantes, que contribuem para atenuar a entrada de sons indesejados que vêm do exterior e se infiltram dentro de casa como se tivessem sido convidados.
Além disso, quem é que não aprecia um tapete com fibras densas? Os ouvidos agradecem e os pés descalços em casa aconchegam-se.
Freepik
Painéis acústicos: conforto sonoro sem abrir mão da estética
Têm a capacidade de reduzir o ruído e minimizar o eco, por esse motivo facilmente se encontram em salas de cinema ou estúdios de gravação.
Mas nem por isso a estética fica comprometida, aliás, os painéis acústicos assumem-se como uma solução prática e decorativa para o quarto, contanto com diferentes cores, tamanhos e acabamentos.
Levam ainda como vantagem a facilidade de instalação.
Freepik
Painel de cortiça: eficaz, sustentável e versátil
Revestir uma parede do quarto com cortiça é não só uma aposta arrojada na decoração, como uma solução inteligente para garantir conforto e tranquilidade, longe dos barulhos que estão para lá das paredes.
Além de criar uma atmosfera aconchegante e natural, conferindo personalidade ao espaço, a cortiça é um material poroso com capacidade para absorver e dissipar as ondas sonoras.
No painel podes afixar imagens, lembretes, criações, bem como, quadros. É como ter a versatilidade ao leme do barco.
Freepik
Portas de madeira maciça: quando o som é barrado
Uma porta de madeira maciça é como um segurança na entrada de um estabelecimento: impõe respeito e as próprias ondas sonoras sentem-no.
Este tipo de material oferece isolamento acústico fruto da alta densidade e massa, tornando mais difícil o som atravessar. Portas mais leves e ocas, criam condições para que as vibrações circulem entre ambientes.
Freepik
Piso vinílico: reduzir o eco dentro da própria casa
Há vezes em que a culpa não pode ser depositada única e exclusivamente no vizinho, sobretudo quando o barulho reside dentro da própria casa na divisão do lado. Por esse motivo, a instalação de um piso vinílico poderá ser a solução.
A camada vinílica é uma proteção que absorve os impactos, gerando menos ruído e diminuindo a passagem de sons.
Junta-se a isso a vantagem de ser fácil de instalar e limpar, além de garantir conforto térmico e ser resistente à água.
Freepik
Importa igualmente que não sejamos o vizinho que o andar de baixo reclama, já que queremos todos noites bem dormidas para maior bem-estar e qualidade de vida.







