Notícias

23 Dez

Cores na passagem de ano: o que significa cada uma

Em Portugal levamos muito a sério a questão das cores na passagem de ano, especialmente da roupa interior. Prova disso é que por volta desta altura assiste-se a uma corrida desenfreada às lojas à procura de cuecas ou boxers da cor azul, que possivelmente já esgotaram pela mão daqueles que se antecipam.

Mas o leque de cor tem vindo a ser cada vez mais abrangente porque, além da serenidade que a cor azul promove, também se ambiciona paixão, prosperidade e determinação que outros tons prometem.

Noutros países, a importância da cor estende-se também à indumentaria. No Brasil, por exemplo, é tradição celebrar-se o Réveillon de branco

Ao fim ao cabo acaba por ser mais uma crença, mas mesmo que sirva de placebo, também não há ninguém a provar que não resulte. Mas afinal, o que nos contam as cores? E qual é a tendência para 2026?

Descobre com que cor deves entrar no ano novo

significado das cores na passagem de ano

Freepik

Existem várias teorias em relação às cores e diferentes formas de te guiares por elas. Há, por um lado, quem escolha a cor com que transitará de um ano para o outro, tendo em conta aquilo que cada uma significa simbolicamente e há, quem, por outro, junte a cromoterapia à numerologia. Mas afinal, o que são estes dois conceitos?

Qual o tom acertado segundo a cromomoteria e numerologia?

A numerologia associa números a ciclos pessoais. Assim, defende que para cada pessoa há, por ano, uma cor específica que representa o ciclo pessoal, potencializando determinadas oportunidades.

Para 2026 estima-se que a cor energética coletiva do ano será o vermelho, isto porque, de acordo com a numerologia, o novo ano será regido pelo número 1 – tendo em conta a soma de 2+0+2+6. 

Esta cor simboliza coragem, iniciativa, determinação e energia para começar algo novo. Assim sendo, embora não haja nenhum efeito direto – já que as consequências continuam a ser causadas pelos atos –, quem acredita defende que é um ano mais voltado e favorável para este tipo de questões. 

Traduzido de forma concisa é como dizer que, fruto desta cor, será um ano propício para mudanças e recomeços.

Mas é possível ir-se ainda mais além, se formos afunilar para a cor pessoal específica de cada um, tendo em consideração o mapa do ano

O que é o mapa do ano e como isso define a tua cor?

cores passagem de ano 2026 numerologia

Freepik

O mapa do ano pessoal é calculado tendo por base a data de nascimento (somente o dia e o mês) e o ano em questão. 

Por sua vez, para cada ano pessoal há uma cor associada. Assim, quando se chega ao resultado, saberemos o número e, por consequência, a cor que orientará o novo ciclo. Segue o exemplo de alguém que tenha nascido a 18 de agosto:

  1. Primeiro procede-se à soma do dia e do mês: 
    Dia 18: 1 + 8 = 9
    Mês agosto (08): 0 + 8 = 8
  2. Para obtermos o resultado é preciso somar-se primeiro 9+8 que totaliza 17. Mas é necessário termos um único algarismo, então soma-se 1+7, que dará 8.
  3. Em seguida faz-se a soma do ano 2026 (2 + 0 + 2 + 6 = 10). Na mesma lógica do cálculo anterior, soma-se 1+0 que resultará em 1.
  4. Por último, o ano pessoal é a soma dos dois resultados, isto é, 9. 

Neste sentido, alguém que tenha nascido a 18 de agosto tem em 2026 o número 9. Há cores que regem cada número, sustentado pela numerologia e cromoterapia. Neste caso em específico é o dourado, representativos de realização, sabedoria e fechamento de ciclos. Quem acredita nestes dois ramos, entende que esta é uma predisposição.

Qual o significado simbólico de cada cor?

cor ano novo numerologia

Unsplash

Pondo a numerologia de parte, há quem dê somente importância à cromoterapia escolhendo, por isso, as cores com base no seu significado simbólico de modo a atraírem aquilo que perspetivam para o novo ano.

  • Branco: paz, harmonia, equilíbrio e tranquilidade;
  • Amarelo/Dourado: dinheiro, prosperidade, sucesso e abundância;
  • Vermelho: amor, paixão, energia e coragem;
  • Rosa: amor próprio, carinho, romance e afeto;
  • Verde: saúde, esperança, crescimento e renovação;
  • Azul: calma, serenidade, paciência e proteção;
  • Roxo/lilás: espiritualidade, intuição e transformação;
  • Laranja: criatividade, entusiasmo e alegria;
  • Preto: independência, força e decisões importantes;
  • Prata: inovação, mudança e modernidade.

Mas acima de tudo, independentemente da cor da roupa que se leva vestida, é fundamental levar calçado os sapatos da alegria e rir muito, para que seja um ano feliz. É isso que te desejamos no idealista/news.

Publicações Relacionadas