Notícias

09 Dez

Construir casas novas: custo volta a subir 4,5% em outubro

Não há boas notícias para os construtores, promotores imobiliários e para quem quer construir a sua própria casa. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta terça-feira, dia 9 de dezembro, que os custos de construção de casas novas voltaram a aumentar para 4,5% em outubro. E são as despesas com a mão de obra que mais pesam nesta despesa.

“Em outubro de 2025, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 4,5%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.). face à observada em setembro”, revela o INE. Ou seja, o custo de construção de casas novas continua a subir e praticamente ao mesmo ritmo do mês anterior.

custo da mão de obra na construção de casas novas continua a subir a um ritmo muito superior do que o preço dos materiais, tendo um peso muito maior na composição deste índice:

  • Mão de obra: custo aumentou 8,3% em outubro face ao mesmo mês do ano anterior. Mas abrandou 0,3 p.p. face a setembro;
  • Materiais de construção: os preços apresentaram uma variação homóloga de 1,3% (igual à do mês anterior).

0

Entre os materiais de construção que mais influenciaram positivamente a subida anual do custo da construção de casas novas estão “os Vidros e espelhos, com uma subida de cerca de 25% e o Betão Pronto, Móveis de cozinha e os Artigos sanitários, com uma subida de cerca de 5%. Em sentido oposto, destacaram-se os Produtos cerâmicos e os Produtos pré-fabricados de betão com descidas de cerca de 5%”, lê-se na publicação.

Em termos de variação mensal, o custo de construção de casas novas cresceu 0,3% em outubro de 2025, 0,4 p.p. inferior à registada no mês anterior. “O custo dos materiais desceu 0,2%, enquanto a mão de obra aumentou 0,8%”, refere ainda o INE.

Publicações Relacionadas