Casas de nova construção com pavimento radiante desde 177 mil euros
O pavimento é, por vezes, desconsiderado por muitos compradores de casas. No entanto, é algo que jamais deve ser feito, uma vez que o pavimento é um elemento da casa tão importante como tantos outros, sobretudo em termos de conforto, eficiência, durabilidade e valorização do imóvel.
Assim sendo, se estás à procura de um novo lar, não descures este aspeto fundamental da habitação e espreita as casas de nova construção com pavimento radiante desde 177 mil euros.
Piso radiante: o que é e como funciona?
idealista
O piso radiante é um método de aquecimento através de um sistema de tubagens, instalado sob o revestimento do piso, que utiliza radiação térmica e ondas eletromagnéticas para aquecer diretamente o chão. O sistema radiante aquece o piso e, consequentemente, os objetos em contacto com o chão são também diretamente aquecidos, ajudando a espalhar o calor por toda a divisão.
Este tipo de piso pode ser implantado numa única divisão, ou em toda a casa, e pode ser conjugado com o revestimento exterior, de modo a auxiliar no aquecimento regular por todas as divisões.
Tipos de pavimento radiante
idealista
Tanto no pavimento radiante elétrico como no hidráulico, o sistema funciona como um termostato, ou seja, um regulador de temperatura. No entanto, há ligeiras diferenças.
Elétrico
O pavimento radiante elétrico é uma malha de resistências elétricas, não necessitando de estar associado a bombas de calor ou qualquer outro depósito. Sendo ideal para o inverno e não tanto para outras estações do ano, uma vez que apenas aquece, este tipo de piso conta com um ‘display’ em cada divisão do imóvel através do qual se pode controlar o termostato.
Hidráulico
O pavimento radiante hidráulico consiste na passagem de água por tubos finos e pode também ser bastante útil no verão, pois alguns destes sistemas arrefecem a água e, consequentemente, refrescam o ambiente da casa.
Este tipo de pavimento radiante tem, contudo, algumas desvantagens, como:
- O facto de necessitar de mais espaço, uma vez que as suas tubagens são maiores;
- Ter um custo de manutenção maior; ter apenas um ‘display’ de controlo da temperatura por toda a casa;
- Obrigar à existência de uma bomba de calor ou uma caldeira associada a uma outra bomba que faz circular a água pelas várias tubagens das divisões.
Pavimento radiante é uma boa aposta?
idealista
Para que consigas dar uma resposta concreta a esta questão, deves estar ciente dos pontos fortes e fracos deste elemento construtivo.
Vantagens
Vamos começar por ver alguns dos benefícios do pavimento radiante.
- Conforto térmico e segurança: uma vez que estes pisos transmitem calor no inverno e, alguns deles, a sensação de frescura no verão, são excelentes formas de garantir o conforto térmico dos residentes. Eles são também muito seguros, pois não sobreaquecem ao ponto de poder causar acidentes;
- Eficiência energética: estes pavimentos produzem o mesmo nível de aquecimento que outros sistemas de aquecimento convencionais, mas operam a uma temperatura mais baixa, o que exige um menor consumo de energia e, consequentemente, a um menor valor na fatura de eletricidade;
- Adaptável a vários revestimentos: o pavimento radiante está adequado a revestimentos como alguns tipos de madeira, cerâmica, pedra, vinílico, entre outros;
- Distribuição uniforme de calor: o calor é distribuído uniformemente em toda a divisão da casa, o que resulta num espaço aquecido de forma homogénea, eliminando zonas mais frias;
- Menor exigência de espaço: sendo um sistema de aquecimento instalado por baixo do piso, não exige tanto espaço como outros sistemas de aquecimento como o ar condicionado, a lareira ou a salamandra, por exemplo. Isto permite-te usufruir de uma maior liberdade de design e de um espaço mais organizado.
idealista
Desvantagens
Apesar dos muitos benefícios, importa também conhecer as suas desvantagens do pavimento radiante.
- Maior demora para atingir a temperatura ideal: estes sistemas térmicos podem demorar mais para aquecer ou arrefecer em comparação com outros sistemas tradicionais.
- Dificuldade de reparação: quando surgem problemas com o pavimento radiante, sobretudo no elétrico, a sua solução pode ser bastante desafiante e exigir mesmo a remoção de algumas partes.
- Exige uma seleção mais cuidadosa dos materiais: o mobiliário e outros materiais em contacto com o pavimento devem ser cuidadosamente selecionados, uma vez que o calor pode levar a que esses materiais libertem determinados poluentes. Por esse motivo, deves priorizar materiais naturais e livres de toxinas.
Escolhe a tua futura casa nova com pavimento radiante



