Como renovar a casa antes do ano acabar
Há melhorias em casa que vão sendo atiradas para segundo plano, umas vezes por preguiça, outras vezes por se recearem investimentos avultados. Mas de nada vale ambicionar que o ano novo traga uma vida nova, se não se estimular a mudança.
A escassos dias de nos despedirmos de 2025, ainda vais a tempo de riscar vários pontos na lista de afazeres para abraçares 2026 com uma casa renovada.
Como podes melhorar a casa para receber 2026?
Freepik
Organização, limpeza e reestruturação são os alicerces para se arrancar o novo ciclo com uma sensação de leveza e harmonia. Sobretudo porque são conhecidos os efeitos de um ambiente organizado no bem-estar e vida pessoal, enquanto redutor de stress.
Além disso, importa deixar o lar preparado para receber familiares e amigos nesta época festiva.
Eis algumas dicas que por si só farão a diferença e que não implicam gastos a pesarem no orçamento.
Praticar o desapego e abrir espaço para o novo
Há objetos perdidos pela casa que se tornaram obsoletos e que já há muito tempo entraram para a lista das coisas que “temos por ter”. Mas para quê? Ganha-se o rótulo de acumulador e a casa fica sobrecarregada.
Muitas vezes são os próprios armários, gavetas e estantes a demonstrar vontade em expulsar o excesso, deixando as portas entreabertas numa força contrária à nossa, mas ainda assim insistimos em deixar lá amontoado.
Antes do ciclo de 2025 dar os últimos suspiros, abre mão daquilo que já nem te lembravas que tinhas e que não deixa os espaços respirar.
Podes começar por:
- Deitar fora o que está estragado;
- Fazer uso de cestos e organizadores de gavetas para reorganizar;
- Desapegar de objetos que transportam para memórias pouco bem-vindas;
- Doar ou vender em segunda-mão artigos com os quais já não te identificas.
Desapegar custa, mas sai mais caro não ter espaço para o novo que emerge com 2026.
Freepik
Limpeza profunda ao espaço e à alma
É altura de balanços, retrospeções, introspeções e limpezas.
Depois de nos desfazermos daquilo que enchia e não preenchia, é hora de limpar a fundo e pôr a casa em ordem.
Talvez seja o momento de lavar os vidros que se adiavam e fazer desaparecer o pó nos ínfimos cantos. A casa, organizada e limpa, ganhará um outro brilho quando soarem as badaladas, para que se inicie o novo ciclo da melhor forma possível.
Freepik
Renovar pequenas coisas
A mudança de pequenos detalhes é capaz de produzir grandes efeitos visuais e no ambiente da casa. Se queres entrar em 2026 com o champanhe numa mão e a sensação de novo na outra, podes:
- Substituir as capas das almofadas e edredões – às vezes mantêm-se têxteis cujas cores já estão cansadas ou que já não nos refletem. Podes assim investir em tons ou padrões que se traduzam numa atmosfera acolhedora, vibrante e próximos da tua versão atual;
- Pintar móveis – porquê comprar novo quando se pode renovar o antigo? Escolhe uma cor com a qual te identifiques e dá-lhe um novo ar;
- Acrescentar ou trocar molduras – sabes quando dizes a mesma palavra repetitivamente ao ponto de perder o sentido? O mesmo se passa com a imagem que é adornada pela mesma moldura há anos. É hora de imprimir uma nova fotografia, que te remeta para um bom momento, e trocar o ornamento em volta que a sustenta;
- Investir em nova iluminação – tanto pode ser uma luz direta ou indireta. Um candeeiro de pé ajuda, por exemplo, a criar um espaço de leitura. Já umas luzes led a envolver a cabeceira da cama ou o espelho criam um ambiente romantizado;
- Fixar prateleiras flutuantes – para meter livros, plantas ou luminárias. As prateleiras além de economizarem espaço, destacam e definem uma área sem pesarem o olhar. Se sempre quiseste um escritório, mas não tens uma divisão que o permita, este elemento decorativo ajuda-te a criá-lo num canto do quarto;
- Desfaz-te ou repara decoração que esteja partida – de acordo com o Feng Shui, uma prática que visa melhorar a energia dos ambientes, objetos partidos representam uma energia estagnada ou negativa. Assim, é fundamental que não deixes para o ano seguinte qualquer reparo que possas fazer este ano.
Freepik
Ano novo, disposição nova no ambiente para te s
Mudar a cama de lado, as mesinhas de cabeceira de lugar e darás de caras com um espaço irreconhecível.
Não é imperativo que para conferir um novo ambiente a uma divisão seja necessário comprar móveis novos, trocar a disposição já é meio caminho andado para parecer um novo espaço.
A solução por vezes passa mesmo por retirar alguns móveis que estejam a roubar demasiado espaço. As mesas da sala, por exemplo, se dificultarem mais a circulação do que agregam com a sua funcionalidade, podem ser um elemento decorativo a sair de campo.
O desafio está em olhar para uma divisão que tão bem conhecemos às escuras e procurar vê-la com outra perspetiva. Já a consequência é uma disposição nova no ambiente que nos fará sentir mais bem-dispostos.
Freepik
Adotar plantas e cultivar a harmonia
Dizer que uma planta é somente um elemento decorativo, é um insulto às suas características. Estas transportam vida consigo e melhoram a qualidade do ar. Inclusive, há plantas que lhe têm associado um poder energético de proteção.
A Espada de São Jorge, o bambu da sorte, os cactos e a planta comumente conhecida por Comigo-ninguém-pode, são exemplos de plantas poderosas que cultivam uma sensação de bem-estar no ambiente.
Assim, se um dos focos para o novo ano que se avizinha é colher boas energias, estas plantas são um forte aliado a ser regado.
Freepik
Certo é que se é dada importância à cor usada nas peças de roupa do Réveillon com o intuito de ser um veículo para um próspero ano novo, importa igualmente que a casa – que serve de refúgio ao fim de qualquer dia –, entre em 2026 com um ambiente agradável, confortável e leve.





